O prédio será demolido este ano
As imagens de um hotel localizado na França tornaram-se um símbolo da erosão costeira em todo o mundo. Trata-se da Résidence Le Signal, um complexo de 78 apartamentos que foi abandonado e este ano será demolido porque em breve o mar vai cobrir o terreno onde foi construído.
A mídia às vezes se refere aos proprietários do prédio como "as primeiras vítimas da mudança climática na França". O enorme complexo fica no topo de uma duna ao norte de Bordeaux, perto do estuário do Gironde. Quando foi construído, ficava a 200 metros da costa. Hoje está a apenas 10 metros de distância e foi abandonado.
Ninguém mais mora no Le Signal. Em 2014, as autoridades locais deram aos moradores uma semana para guardar seus pertences e deixar a área por precaução. Com o avanço do mar, a cobertura do prédio de amianto foi removida para que, em caso de desabamento, não cause maiores danos ao meio ambiente.
O nível do mar nas costas francesas sobe três milímetros por ano desde 1980, o dobro das décadas anteriores do século passado. O país, onde 35% do litoral é formado por praias, perdeu 26 quilômetros quadrados de terras entre 1949 e 2005. Em um lugar turístico como a França, cujas costas respondem por 40% da capacidade hoteleira, os alarmes já estão acionados.
Estima-se que 25% da costa francesa foi danificada pela erosão causada pela elevação do nível do mar. O percentual chega a 60% na Normandia e 70% na região de Calais. Nas próximas décadas, centenas de prédios desabarão com o avanço das ondas: 300 nos próximos anos e 4000 até o ano 2100, de acordo com o cenário previsto pelo Centro de Estudos e Especialistas em Riscos, Meio Ambiente, o Mobilidade e Habitação (Cerema).
O enorme complexo fica no topo de uma duna ao norte de Bordeaux
Komentarze