top of page

Duplicação do acesso industrial de Joinville avança


fotos: Julio Cavalheiro / Secom


A movimentação de máquinas e trabalhadores chama a atenção de quem passa pelo acesso estadual de Joinville ao Distrito Industrial. Moradores e usuários acompanham de perto os trabalhos de duplicação da via, que já estão com 70% das obras concluídas. A previsão de entrega da obra que faz parte do Eixo de Desenvolvimento Norte é para o primeiro semestre deste ano.


O governador Carlos Moisés destacou que a infraestrutura é prioridade na atual gestão justamente porque o objetivo é melhorar a vida dos catarinenses. “A infraestrutura está a serviço da vida, da segurança viária, do desenvolvimento. Por meio de obras estruturantes transformamos a rotina de muita gente. Sem contar no impacto econômico que elas trazem, como é o caso dessa duplicação”, disse Carlos Moisés.


O engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura Renato Rocha Cardoso explica que, no trecho de 5,7 quilômetros, compreendido entre as ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister, a implantação da ciclovia e das calçadas está na fase final. Além disso, no trecho entre as ruas Dona Francisca e Edgar Meister, os serviços de sinalização viária e pavimentação também estão prestes a serem concluídos. O restante dos trabalhos, previstos no projeto, já está pronto.


No entroncamento com a Rua Dona Francisca, a construção do elevado no acesso estadual também está a todo vapor. Estão sendo feitos os serviços de cravação das estacas, que é a fundação da estrutura, e obras complementares de drenagem (com o prolongamento de uma galeria tripla que passará por baixo da Rua Dona Francisca). A previsão de entrega desta obra é para dezembro.


“Nestes trechos são escoadas praticamente toda a produção industrial de Joinville, maior cidade do Estado. Estamos dando condições a este grande corredor logístico, com estas e outras obras estruturantes que estão ocorrendo na região. Antigas reivindicações que agora o Governo do Estado consegue tirar do papel”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.


Mais desenvolvimento



Parceira do Estado na elaboração do projeto executivo do elevado e do Eixo K, a Associação Empresarial de Joinville (Acij) entende que as obras em andamento ou em fase de licitação no Eixo de Desenvolvimento Norte vão impulsionar a economia da região.


“O investimento em infraestrutura melhora a competitividade do setor produtivo e faz girar o círculo virtuoso da economia: atrai empresas, cria empregos, gera renda, impulsiona o desenvolvimento. As obras do Eixo de Desenvolvimento são fundamentais. É uma região onde trafega diariamente 4% do PIB catarinense. Estudos técnicos indicam que o elevado, por exemplo, vai representar uma economia acima de 30% no tempo que os veículos demoram para percorrer aquele trajeto”, avaliou o presidente da Acij, Marco Antonio Corsini.

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page