top of page
Foto do escritorEnio Alexandre

Dois anos de Adriano Silva

Tome Nota com Enio Alexandre

Concluído metade do mandato do prefeito Adriano Silva


Após anos de buracos e obras intermináveis, especialmente no centro, com a bagunça proporcionada pelas fracassadas obras do rio Mathias, Joinville está um pouco melhor visualmente. Mas é preciso fazer justiça com a antiga gestão, a maior parte das obras executadas neste governo foi licitada na gestão Udo Döhler.

Cabe ao prefeito municipal, a elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Houve avanço, principalmente porque fazemos a imediata comparação com a gestão anterior. Mas o que nós vemos são obras de manutenção.


Por exemplo, o joinvilense aguarda por intervenções mais efetivas na mobilidade. Afinal, recapear vias é obrigação. Mas que rua foi duplicada recentemente na maior cidade do estado? Alguma estrada nova foi aberta? Que ponte foi inaugurada? Que ruas não pavimentas receberam atenção? - Ok. A rua dos Suíços e o acesso à praia do Vigorelli estão sendo pavimentadas-. Existe a promessa de duplicação da Ottokar Doerffel e a ponte da rua Aubé está em obras, lentamente é preciso dizer. Mas como isso vai diminuir os congestionamentos registrados diariamente em todos os cantos da cidade?

Não existe previsão de nenhuma grande obra viária em Joinville.


Na saúde, ouço queixas de falta de remédios, profissionais, há muita gente na fila aguardando por cirurgias, Hospital São José com problemas e nunca é demais lembrar que Joinville é a quarta cidade do Brasil com mais casos de dengue. A cidade está longe de merecer elogios nesta área. E no saneamento, que também é saúde, Joinville avançou muito pouco. Quase nada neste quesito.


A educação de Joinville sempre foi elogiada, até porque a régua utilizada para aferir a eficiência da área sempre foram as escolas estaduais, que pagavam menos aos professores. Isso ficou no passado. Hoje a remuneração dos servidores da educação do estado é melhor. Além disso, não há nenhum programa de educação que tenha entusiasmado até aqui. Ou seja, Joinville manteve-se na melhor das hipóteses, na mesma condição. Qual é o grande projeto para a educação que nos tire do lugar comum?


O esporte, que em todos os lugares desenvolvidos do mundo recebe atenção especial dos gestores públicos, em Joinville é desprezado pela atual administração. Não existem programas fortes de iniciação esportiva. Nas competições estaduais Joinville é apenas coadjuvante e isso para não falar na infra-estrutura. A terceira cidade mais rica do sul do Brasil não tem um ginásio exclusivo para esportes, não possue uma pista de atletismo com piso adequado e nem mesmo uma piscina olímpica com 50 metros. A Arena Joinville não tem manutenção adequada e não vejo mobilização do poder público para tentar salvar o futebol profissional da cidade. ( não é obrigação, mas outros governos fizeram muito pelo JEC). É um dos clubes com maior torcida em Santa Catarina. Será que não merece algum tipo de ação?

Os espaços mais utilizados para lazer e exercícios na cidade são o Mirante do Boa Vista, contorno do 62º BI e a Expoville.

Passou da hora de o município ganhar um grande parque com lago ou uma espécie de Jardim Botânico. Está claro que um município com 618 mil habitantes necessita disso. Não é luxo, mas obrigação.


É preciso admitir que a cidade está mais florida, alguns eventos como o Natal e o Festival de Dança receberam mais cuidado, o prefeito Adriano Silva é carismático, honesto e bem intencionado. Porém nada foi feito em Joinville que outros municípios do mesmo tamanho, ou menores até, não façam igual ou melhor.


Que tal uma festa pública de réveillon em Joinville? A maioria absoluta das pessoas passa a virada do ano aqui, muitas famílias, inclusive, recebem visitas. Será que contratar duas bandas, montar um palco com show de fogos é tão caro assim para uma cidade rica como Joinville? Ou o motivo é que as elites não ficam na cidade e por isso não é preciso se preocupar com a massa?


Recentemente uma pesquisa apontando que 92% da população supostamente aprova a atual gestão foi orgulhosamente divulgada. Sinceramente, eu duvido. Se fosse 60 ou 70% até levaria a sério. Mas não posso crer que a quase totalidade das pessoas que vivem em Joinville estão satisfeitas com o atual governo. Será melhor se o prefeito Adriano não leve em conta esta avaliação positiva. Nem tudo são "flores" na Cidade das Flores". Falta muito.

Se alguém duvida, converse com as pessoas que moram nos bairros mais afastados do centro.





249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page