top of page

Dinheiro público no esgoto de Joinville


Ônibus parados no Centro de Joinville alagado foto: Carlos Brandão


Bastou dois dias de chuvas intensas e maré alta e o Centro de Joinville ficou completamente alagado. As obras de macrodrenagem do Rio Mathias eram para evitar esse transtorno.

O relatório final da CPI que investigou o planejamento e a execução das obras do Rio Mathias apontou irregularidades que agora estão sendo examinadas ( torcemos para isso) pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Receita Federal. Não é preciso ser nenhum gênio da engenharia para notar que essas obras apenas serviram para as empresas que executaram as obras receberem sua parte. Todo aquele dinheiro público está literalmente nos esgotos de Joinville e nas contas das empresas que realizaram a bagunça.

Na prática vários comerciantes fecharam as portas ou amargaram enormes prejuízos e a população teve que conviver por anos com o caos em Joinville.

O que se sabe é que a prefeitura será obrigada a concluir as obras de drenagem do Rio Mathias, sob pena de, se não o fizer, devolver todo aquele dinheiro para o governo federal.

Algumas perguntas: as empresas não executaram as obras conforme o projeto? O projeto era ruim? Se era ruim, o consórcio que ganhou a licitação não identificou que a ação não teria o efeito desejado? Se identificou, não quis informar ou informou e a prefeitura ignorou?

Quem será punido? Não sabemos as repostas.

São muitas perguntas e apenas uma certeza. Mesmo com aquele gasto milionário, o Centro de Joinville continua alagando a cada chuva forte.


Vídeo gravado na tarde de quinta-feira, 05 de janeiro de 2022, em Joinville




164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page