top of page

Deu zebra! Nasceu um filhote em Pomerode


foto: Zoo Pomerode/divulgação


Ela tem poucos meses de vida, mas já chama a atenção de quem passa pelo Bioparque Zoo Pomerode (SC). Nascida em janeiro, a filhote de zebra representa um nascimento inusitado no Brasil. “Existem poucos casais formados em idade reprodutiva e, por isso, esse nascimento é pouco comum”, explica a bióloga Priscila Weber Maciel.


Para que esse nascimento fosse possível de forma natural e de acordo com os instintos dos animais, a equipe do bioparque adotou uma série de ações. O primeiro passo foi a aproximação do casal em seu habitat e o monitoramento constante para garantir o bem-estar de ambos juntos. “Foram 12 meses de gestação e durante esse período a fêmea foi acompanhada quanto ao aumento do escore corporal e maior consumo de alimento, sendo assim adotada uma oferta de dieta adequada às suas necessidades, ajustes do ambiente, entre outros cuidados”. O acompanhamento foi diário e constante até as semanas próximas ao parto, quando foram ampliados os cuidados com a fêmea e a filhote.


A zebrinha nasceu de forma natural em 19 de janeiro. Ela e a mãe passaram a ser monitoradas 24 horas por dia. A filhote possui boa saúde, se alimenta bem com leite materno, e há algumas semanas ela já vem comendo capim, alfafa e ração, e tem se desenvolvido de forma natural, com o auxílio da mãe. “As duas foram mantidas em uma área anexa ao ambiente das zebras, para permitir o seu desenvolvimento e cuidados maternos sem a interferência das outras zebras. Agora, neste momento que ela está um pouco mais desenvolvida, foi possível fazer a junção com os outros animais”, explica.


O Zoo Pomerode abriga quatro zebras, incluindo a mãe e a filhote. A aproximação de ambas com os outros dois representantes da espécie foi feita de forma gradativa e com monitoramento constante para assegurar a compatibilidade entre eles. Para garantir um desenvolvimento natural da espécie, a equipe técnica do bioparque optou por não verificar peso e medidas da zebrinha nesse primeiro momento. A aferição deve ser realizada com ela já em fase de crescimento. “Há mais de 90 anos nós focamos na conservação e preservação de animais ameaçados, exóticos e silvestres. Esse trabalho tem sido fundamental para o desenvolvimento de espécies e o cuidado delas”, acrescenta.




Zoo Pomerode


O Bioparque Zoo Pomerode abriga cerca de 900 animais de 230 espécies, desempenhando funções com educação ambiental, pesquisa, atividades socioculturais e conservação. A entidade participa de programas de conservação nacionais e internacionais em parceria com diversas instituições, que auxiliam esses programas promovendo ações de conscientização, manejo genético, reprodução e abrigo a estas espécie em instituições.



foto: Zoo Pomemorode/divulgação


O Zoo Pomerode está localizado na rua Hermann Weege, 180, no Centro de Pomerode. O local está aberto ao público diariamente das 8h às 18h. A distância entre Joinville e Pomerode é de 83km. De carro o percurso pode ser feito em aproximadamente uma hora e vinte minutos.

Os ingressos do Zoológico de Pomerode custam R$ 46. Crianças, idosos e estudantes pagam meia entrada. Crianças até 3 anos possuem entrada gratuita. Os ingressos são vendidos pelo site oficial do Zoo Pomerode e também nas bilheterias.

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page