top of page
Foto do escritorRedação

Deputado pede Frente Parlamentar em Defesa da Propriedade Privada




O deputado estadual Sargento Lima (PL) protocolou, nesta terça-feira(2), pedido para ser constituída a Frente Parlamentar em Defesa da Propriedade Privada e do Marco Temporal. A solicitação ocorre após a audiência pública, realizada em Cunha Porã, no Oeste catarinense, onde agricultores estão ameaçados de perder suas propriedades em função da demarcação de terras indígenas.


A Frente terá a missão de buscar medidas para prevenir e combater as invasões de terra. Conforme o parlamentar, hoje, as terras indígenas ocupam um espaço 14 vezes maior do que todo o Estado de Santa Catarina.

Sargento Lima relatou o drama dos produtores rurais, cujas famílias compraram suas terras ainda nos anos 1940/50, nos projetos oficiais de colonização do Oeste, do Governo Federal, e agora não conseguem obter um financiamento porque o cadastro rural está suspenso por se tratar de terras indígenas em discussão.


Há muitos anos os agricultores convivem com a ameaça de perder suas propriedades


Em 2017, O Supremo Tribunal Federal estabeleceu o Marco Temporal, que impede os povos indígenas de reivindicar a demarcação de terras que não estavam ocupadas quando da promulgação da Constituição de 1988. O Marco Temporal tem sido usado dede então para barrar as propostas por novas terras indígenas.






119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page