![](https://static.wixstatic.com/media/bbfc46_3b36a29162ae494fb68043305b602cbf~mv2.png/v1/fill/w_913,h_509,al_c,q_90,enc_auto/bbfc46_3b36a29162ae494fb68043305b602cbf~mv2.png)
Deputado estadual foi à Ucrânia para "ajudar" na resistência à invasão russa
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, teve um áudio vazado nas redes sociais, na sexta-feira (04/03), em que faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. O parlamentar youtuber viajou ao país do Leste europeu sob o pretexto de “ajudar” na resistência à invasão russa.
Segundo sites de notícias, as mensagens de áudio foram enviadas a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL). Nelas, o parlamentar afirma que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilitam o acesso às mulheres que tentam fugir da guerra no país.– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.
Ainda segundo o pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, e aliado do ex-juiz Sergio Moro, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.
– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui – diz o deputado estadual em outra mensagem.
Arthur do Val estava na Ucrânia com o coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos. Eles embarcaram de volta ao Brasil ainda na sexta-feira.
Em nota, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) afirmou lamentar “profundamente” e repudiar “veementemente” as declarações do deputado. Pré-candidato a Presidência da República, disse que não dividirá palanque com quem tem “esse tipo de opinião”. Arthur do Val é pré-candidato ao governo de São Paulo pela mesma sigla de Moro.
O deputado Arthur do Val ainda não se pronunciou sobre o episódio.
コメント