top of page

Deputado de Joinville propõe licença para dirigir aos 16 anos

Projeto de Lei permite maior de 16 anos dirigir automóveis e motos.

divulgação


No Brasil, a maioridade é alcançada aos 18 anos e apenas ao atingir essa idade, os brasileiros podem fazer a carteira de motorista.

Mas o deputado federal Darci de Matos quer mudar isso. Foi protocolado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados projeto de lei de sua autoria que estabelece a idade mínima de 16 anos para dirigir automóveis e motocicletas no país. A mudança no Código Brasileiro de Trânsito restringe os maiores de 16 anos e menores de 18 anos a terem permissão apenas para dirigir automóveis de passeio e motocicletas (categoria A/B).

Pela proposta a Carteira Nacional de Habilitação será concedida para os jovens entre 16 e 18 anos em caráter provisório e a permissão definitiva só será concedida após os 18 anos se não tiverem cometido nenhuma infração considerada grave ou gravíssima e não forem reincidentes nas infrações médias, explica o parlamentar catarinense.



Como funciona em outros países.


Estados Unidos

Nos EUA, a permissão para dirigir é concedida antes da maioridade. Aos 16 anos, os jovens já podem tirar a sua CNH, mesmo que só seja considerado maior de idade pessoas de 18 anos em diante.


Argentina

Na Argentina é possível dirigir a partir dos 17 anos completos. Já para a condução de caminhões e veículos de grande porte, 21 anos é a idade mínima


Japão

A maioridade é atingida aos 20 anos. Entretanto, assim como nos EUA, os jovens já podem ser oficialmente condutores legais dois anos antes. Mas, se mesmo com 18 anos, sua intenção for dirigir no Japão, saiba que só quem tiver a habilitação nacional do país pode conduzir.


Inglaterra

A direção à esquerda não é a única diferença do Reino Unido para o Brasil. Lá é possível dirigir a partir dos 17 anos completos. Já para a condução de caminhões e veículos de grande porte, 21 anos é a idade mínima.


Irlanda

Assim como no Reino Unido, na Irlanda é preciso ter ao menos 17 anos para conduzir um carro livremente pelas ruas.


China

Na China, a pessoa precisa ter no mínimo 21 anos para se tornar um motorista. Além disso, nenhuma CNH tem validade por lá, nem mesmo a internacional. Para dirigir no país mais populoso do mundo, você precisa se submeter a exames nacionais de direção.


Rússia

Na Rússia as regras também são um pouco mais rígidas: o futuro condutor precisa ter 21 anos completos para que possa dirigir e também para alugar carros. Na Rússia é permitido dirigir usando apenas a sua habilitação internacional.


Itália

Na Itália, o condutor precisa ter no mínimo 18 anos completos. E seguindo o exemplo do Brasil, para alugar carros, precisa ter pelo menos 21 anos.




135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page