top of page

Defesa Civil alerta para mar agitado e chuva


foto: Júlio Cavalheiro/Secom


A equipe de meteorologia do Governo do Estado está monitorando os mapas e as previsões que indicam mudança no tempo em Santa Catarina já a partir deste sábado, 18. De acordo a Defesa Civil estadual neste fim de semana, o tempo será ensolarado na maior parte das regiões, com variação de nuvens no Vale do Itajaí e norte do estado, mas é preciso salientar algumas condições e cuidados.


Primeiro, para as áreas litorâneas, onde os ventos podem atingir valores acima de 50km/h, é importante ficar atento a possíveis danos como destelhamentos e queda de árvores. O vento também provoca agitação no mar, favorecendo risco para atividades relacionadas à navegação e pesca. Por fim, há ainda o período de maré alta, por conta da lua nova, que combinada ao mar agitado, resulta em risco de alagamentos costeiros nas áreas que sofrem com a elevação da maré, em especial nas madrugadas de sábado, 18, e domingo, 19.


No oeste e planaltos as temperaturas caem bastante no amanhecer de sábado, ficando abaixo de 10 graus, com chance de formação de geada nas áreas mais altas, mas as temperaturas sobem rapidamente ao longo da tarde. A atenção principal fica para segunda e terça-feira, com o retorno da chuva, em especial no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e demais áreas litorâneas. A chuva pode ser persistente e, por vezes, aparece na forma de pancadas com ventos fortes.


A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.




103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page