top of page

Cotas nos concursos de Joinville

Vereadora do PT propõe cotas para concursos públicos em Joinville

foto: CVJ


Na última sessão da Câmara de Vereadores de Joinville, a vereadora Ana Lúcia Martins (PT) apresentou um projeto que busca corrigir desigualdades históricas e promover a inclusão social. Ana Lúcia, primeira vereadora negra da cidade na era pós-Getúlio Vargas, propôs que 20% das vagas nos concursos públicos municipais, tanto na administração direta quanto indireta, sejam reservadas para negros e indígenas.


O Projeto de Lei Ordinária elaborado pela vereadora, destaca a importância de ir além da busca pela igualdade, visando a reparação social, histórica e econômica. A proposta divide os 20% de vagas reservadas, alocando 17% para candidatos negros e os 3% restantes para indígenas. Essa distribuição proporcional visa abordar de maneira específica as diferentes realidades e necessidades desses grupos étnicos.

O projeto ainda prevê que os cargos comissionados na Câmara de Vereadores também atendam o mesmo percentual.


Ao defender a proposta, a vereadora Ana Lúcia Martins enfatiza: "É um projeto que vem para fazer a correção das desigualdades históricas. Nós não queremos mais lutar apenas por igualdade, mas por reparação social, histórica e econômica. E uma das formas de fazer a reparação econômica é dando oportunidade para que a população negra possa, de fato, ascender socialmente."

O projeto agora aguarda discussão e votação na Câmara de Vereadores.


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page