Funcionário atuava na Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Joinville
foto: Polícia Civil
Na manhã desta terça-feira (10), um servidor público de carreira foi afastado de suas funções sob suspeita de envolvimento em um caso de corrupção. A operação, realizada pela Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (Decor), também tem como alvo uma empresa de engenharia.
O servidor atuava na Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano da prefeitura de Joinville, especificamente na área de regularização fundiária. Segundo a Polícia Civil, ele é acusado de utilizar seu cargo para angariar clientes para a empresa em questão, a qual representava pessoas físicas em busca de regularização fundiária junto ao município. Além disso, iniciava processos administrativos de regularização fundiária de propriedades privadas de forma irregular.
De acordo com o delegado Pedro Alves, responsável pelo caso, o servidor mantinha acordos com sócios da companhia e recebia pagamentos regulares como contrapartida por facilitar tais atos corruptos.
Tanto o servidor quanto a empresa agora estão sendo investigados por corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As autoridades alegam que os suspeitos também praticavam ocultação patrimonial, ocultando bens e rendimentos ilícitos.
Além das buscas na sede da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, onde documentos e dispositivos eletrônicos foram apreendidos, mandados de busca foram cumpridos nos bairros Anita Garibaldi, Santo Antônio e Floresta. Ademais, mais de R$ 250 mil e dois veículos pertencentes ao servidor público foram bloqueados como parte das investigações em curso.
Comments