top of page

Copa do Mundo de 2030 vai começar no Uruguai, Argentina e Paraguai

Mundial terá jogos na América do Sul, Europa e África

Estádio Centenário, em Montevidéu, deve receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2030


O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou nesta quarta-feira (4), nas redes sociais, que Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber os jogos inaugurais do Mundial de 2030.


Os três países concorriam com Portugal, Espanha e Marrocos para a organização do evento.

A Copa do Mundo de 2030 terá diferença substancial em relação a todos as anteriores. Aproveitando a comemoração dos 100 anos do torneio (começou em 1930, no Uruguai) Os três primeiros jogos serão realizados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai) e os restantes serão divididos pelos três países que se candidataram à realização do Mundial do Centenário: Portugal, Espanha e Marrocos.


Assim, Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai, Paraguai e Argentina serão co-organizadores do Mundial-2030. Será a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada em mais de dois países. Até agora, apenas o Mundial-2002, com sede no Japão e na Coreia do Sul, teve mais de um organizador, embora o próximo Mundial, o de 2026, seja realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.


A decisão foi anunciada em entrevista coletiva pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Em comunicado publicado no site da FIFA, o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou que o Mundial-2030 significa "uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão". Infantino realçou ainda: "O primeiro destes três jogos, claro, será disputado no estádio onde tudo começou. No mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar os 100 anos do Mundial de futebol".


O Mundial de 2030, tal qual o de 2026, será disputado por 48 seleções e terá 104 jogos e deste modo, Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio.




113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page