top of page

Concurso para escolher novo Hino de SC



O deputado Ivan Naatz (PL) protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um projeto de lei que propõe a realização de um concurso público para escolha do novo hino oficial do estado. De acordo com o parlamentar, o atual hino, criado no século 19, não representa mais os valores e potencial catarinense, além de não ter caído no gosto popular.


Naatz pretende que a letra do novo hino aborde temas como a história, economia, cultura, geografia e as belezas naturais de Santa Catarina, entre outros temas nativos. Durante a tramitação do projeto, o deputado também quer realizar uma audiência pública para debater a realização do concurso.


O atual hino de Santa Catarina foi introduzido em 1892 e sancionado por lei estadual em 6 de setembro de 1895 durante o governo de Hercílio Luz. Sua letra apresenta um aspecto geral abolicionista e é considerada pouco representativa das características que marcam a história do estado.


Entre 2010 e 2011, um projeto semelhante foi proposto pelo então deputado Gilmar Knaesel (PSDB), porém não foi adiante. Pesquisas recentes têm mostrado que a maioria dos catarinenses não se sente representada pelo atual hino e não tem a letra na memória.




98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page