Representantes da Comunidade Cristo Salvador recebem das mãos do presidente Diego Machado placa alusiva aos 100 anos da congregração
foto: CVJ
Na sessão especial de hoje (27/09) na Câmara de Vereadores de Joinville o presidente Diego Machado homenageou a Comunidade Cristo Salvador, Paróquia Rio da Prata, pelos 100 anos da construção do templo, comemorado em 2023. A homenagem foi estendida a todos que de alguma forma colaboram para preservar a memória e manter o espaço.
Durante a homenagem foi lembrada a chegada dos imigrantes a Joinville em março de 1851 e dos primeiros luteranos na região da Dona Francisca. No local onde hoje existe a comunidade, foi erguida a Escola-Casa de Oração e Cemitério. Em 1868 foi contratado o primeiro professor para aquele espaço que até então era conhecido como Kilometer 21. Somente em 1982 passou a ser oficialmente chamado Comunidade Cristo Salvador.
História
No espaço da Escola - Casa de Oração aconteciam as atividades da comunidade e ao lado foi feito um cemitério para preservar a memória das pessoas. Pela história em 1908, o Pastor Friedrich Bartelmann inaugurou o harmônio que veio da Baviera. Dia 20 de junho de 1922, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do templo e, em 21 de janeiro de 1923, foi inaugurado o templo do Kilometer 21. Ao lado direito do templo, havia uma casa que era ocupada pela família Habeck que zelava pelo patrimônio da Comunidade. Em 1956, a igreja é “reinaugurada” (reforma, ampliação, construção da torre, novo altar). Em 1971, a Escola foi demolida para construir o Salão da Comunidade, sala, cozinha e banheiros. Já em 2017, o templo recebeu um novo telhado e uma nova pintura. Atualmente a Comunidade Cristo Salvador conta com 1.200 membros.
“Este centenário nos orgulha e sem dúvida essa história reserva grandes momentos, realizações e feitos que transformaram a região. Centenas de pessoas se envolveram nessa causa nobre. É importante dizer que o tempo passou, mas a dedicação sempre foi a mesma. Nos dias de hoje o trabalho social é mantido, e nos alegra que a Comunidade Cristo Salvador esteja sempre voltada a perceber as mudanças a atender da melhor maneira possível todos que de alguma forma precisam de um braço amigo”, enaltece o Presidente Diego Machado.
Dias atuais
Atualmente a Comunidade se desenvolveu e acontecem atividades com crianças, adolescentes, jovens, casais, mulheres, idosos, corais, grupos de louvor, estudos bíblicos, diaconia, grupo de apoio a pessoas com dependência química e de álcool, entre outras. Os envolvidos nessa história escolheram o Salmo 126.3 para traduzir o momento e valorizar a história do espaço. O trecho diz o seguinte: “De fato, grandes coisas [muitas coisas] o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres”. De fato, grandes coisas foram realizadas. O Autor dessa obra é o Senhor; ele usou pessoas imperfeitas para realizar a Sua grandiosa obra”.
Comments