top of page

Comissão de Saúde vistoria UPA Sul

Por CVJ

O vereador Cassiano Ucker conversa com funcionários do PA Sul


Na segunda-feira (24), os vereadores Claudio Aragão (MDB), Brandel Junior (Podemos), Cassiano Ucker (União Brasil) e Neto Petters (Novo), todos integrantes da Comissão Especial de Saúde, conferiram a situação do atendimento no PA Sul, a principal unidade de saúde da zona Sul, que é referência para uma população de mais de 217 mil pessoas, conforme estimativas do IBGE de 2021.


O grupo precisou caminhar com cuidado entre os corredores do PA Sul. Não havia cadeiras livres na unidade durante a visita. Na breve ida à sala de medicação, onde pacientes recebiam soro ou medicação por via venosa, todas as cadeiras estavam ocupadas.


Pacientes crônicos


A justificativa para a demora no atendimento, ocorre por conta da duplicação do número de atendimentos a partir de meados de março, segundo os funcionários. Em fins de semana, quando a média era de cerca de 400 atendimentos, atualmente chega a 700. Em segundas e terças-feiras, em especial, esse número ultrapassa mil. Para comparação, a média de atendimentos na UPA Leste gira em torno de 850 atendimentos, e a da UPA Norte passa um pouco de 500.


O aumento se explica pela alta demanda de pacientes crônicos (pessoas com doenças como hipertensão, diabetes e colesterol elevado).


O vereador Cassiano Ucker, relator da comissão, e médico da rede pública de Joinville, detalhou que esse aumento era algo esperado como um efeito tardio da pandemia, quando os pacientes deixaram de ter um contato mais cotidiano com as unidades básicas de saúde.


A própria atenção básica como um todo, observou Ucker, acabou tendo a estrutura fragilizada no período e as visitas dos agentes comunitários de saúde nas casas, e até mesmo as de médicos, deixou de ser uma constante.


Vai caber a Ucker a responsabilidade de elaborar o relatório final, com sugestões de como tornar melhor o atendimento a saúde em Joinville.


A Comissão Especial de Saúde ainda deve fazer outras visitas a hospitais e postinhos durante esta semana e as próximas, entretanto, sem data marcada para viabilizar uma situação de surpresa nas unidades.






135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page