Até o dia 27 de maio (sexta-feira), a Vigilância Ambiental de Joinville está intensificando a coleta de pneus velhos, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
As pessoas que tiverem pneus para descarte poderão entregá-los na Subprefeitura Leste (rua Albano Schmidt, 4932 - Comasa). O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson da Silva, os pneus abandonados em locais como terrenos baldios, em beira de rios ou deixados nos quintais dos imóveis, representam grave problema à saúde pública, pois oferecem o ambiente propício para a proliferação do mosquito.
“Os pneus são escuros e armazenam água limpa, ou seja, são o ambiente perfeito para as fêmeas do Aedes aegypti botarem os ovos. As pessoas devem ter consciência de descartá-los de forma ecologicamente correta ou podem causar um grande problema à saúde da cidade”, alerta o coodenador.
Em 2021, a Vigilância Ambiental de Joinville recolheu mais de 11,6 mil pneus em residências e terrenos baldios.
Vale destacar que o serviço de coleta de pneus na Subprefeitura Leste é um serviço permanente.
Quem não puder comparecer ao local para descartar os pneus pode solicitar a coleta por meio da Ouvidoria do município, pelo site http://joinville.sc.gov.br ou pelo telefone 156.
Números da dengue em Joinville
Números atualizados da Vigilância Epidemiológica de Joinville, mostram que, desde o início deste ano, foram confirmados 5,8 mil casos de dengue e identificados 7,5 mil focos do mosquito.
O bairro com maior número de casos é o Costa e Silva (1419), seguido do Iririú (796) e Comasa (627).
Já em relação à quantidade de focos do Aedes aegypti, os bairros mais atingidos são o Aventureiro (538), Costa e Silva (386) e Floresta (293).
Bình luận