Chuvas provocam alagamentos em SC
- Redação
- 17 de jan.
- 2 min de leitura

Chuva intensa provoca alagamentos no litoral catarinense
Fortes chuvas atingiram diversas cidades em Santa Catarina nesta quinta-feira, 16, deixando ruas alagadas e moradores em estado de alerta para deslizamentos. Entre os municípios mais afetados estão: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Governador Celso Ramos, Itajaí e Florianópolis.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, informou, pode meio das redes sociais, que vias estavam interditadas e chegou a pedir que os moradores não deixassem suas residências. “Precisamos da via liberada para poder levar maquinário e viaturas de socorro para o norte da ilha e outras regiões”, disse.
O Grupo de Respostas aos Desastres, composto por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e parte operacional da secretaria de infraestrutura da capital, foi acionado.

Ônibus do transporte coletivo de Florianópolis não superou o alagamento
Um ônibus do transporte coletivo acabou tombando durante o temporal na Avenida Engenheiro Max de Souza, na alça de acesso à Via Expressa. Cerca de 15 passageiros foram retirados do veículo; ninguém ficou ferido.
Balneário Camboriú registrou um total de 197,8mm de chuva nas últimas 24 horas. A média esperada para todo o mês de janeiro era de 215mm, mas atingiu 236,2mm. A prefeita Juliana Pavan decretou situação de emergência na cidade.
A Defesa Civil do município de São José informou que a chuva persistente desta quinta-feira traz possibilidades de mais alagamentos e enxurradas.
Em Itapema, crianças do Centro de Educação Alto São Bento precisaram deixar o local depois que o nível da água começou a subir. Todos os pais foram avisados e orientados a buscar os filhos assim que possível.
A Defesa Civil de Navegantes disse que a chuva em pouco tempo provocou alagamentos em pontos que não tinham histórico desse problema anteriormente. Nas últimas oito horas, já choveu o equivalente a quinze dias de chuva no mês de janeiro.
Previsão de mais chuvas
A chuva deve persistir na região da Grande Florianópolis entre esta quinta-feira e a sexta-feira, 17. De acordo com o Climatempo, a causa do acumulado de chuva é a combinação de uma circulação de ventos ciclônica, que está sendo observada em torno de 5km de altitude sobre o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
O Litoral Norte de SC e o Vale do Itajaí devem ficar atentos para um grande aumento das precipitações nas próximas horas. Além disso, ventos fortes em torno de 10 km de altitude também ajudam a formar e manter estas áreas de instabilidade.
A Defesa Civil de Santa Catarina acrescentou que a orientação das autoridades é que moradores de áreas de risco, como encostas e rios, fiquem atentos a possíveis alagamentos e deslizamentos de terra. "A previsão é de que a circulação marítima continue a influenciar o tempo no estado, e as condições de tempo instável podem persistir durante a tarde e noite desta quinta-feira", disse.

Comments