top of page

Charles III é coroado rei após 70 anos de espera


Foram sete décadas de espera para Charles III ser coroado rei neste sábado (6) em Londres.


De maneira pontual, às 10h20 (horário local), o rei, de 74 anos, e a rainha, de 75, deixaram o Palácio de Buckingham dentro de uma carruagem moderna a caminho da Abadia de Westminster.


A procissão de menos de dois quilômetros foi acompanhada por milhares de pessoas, que enfrentavam a chuva londrina, para ver a passagem do casal real.


Charles III e Camilla entraram de maneira solene, vestidos com as capas cerimoniais, no templo para a coroação, oito meses após a morte de Elizabeth II.


Cerca de 2.300 convidados acompanharam o ritual milenar de coroação do rei britânico. Entre eles, a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, os reis Felipe VI e Letizia da Espanha, e o presidente francês, Emmanuel Macron, além de centenas de representantes da sociedade civil britânica.


Os principais membros da família real estavam presentes. Como esperado, Harry, o filho mais novo de Charles, compareceu à coroação sem sua mulher, Meghan Markle, e seus filhos.


Embora o Palácio de Buckingham tenha anunciado uma cerimônia mais moderna e simples que a da rainha Elizabeth II, em um momento de grave crise pelo aumento do custo de vida, o evento segue um ritual pomposo único entre as monarquias europeias.


São utilizadas três coroas cravejadas de diamantes e pedras preciosas, diversos trajes bordados em ouro que o rei usa em diferentes fases da cerimônia e três cetros.


A imprensa britânica estima que os custos da coroação fiquem por volta de 100 milhões de libras (R$ 620 milhões), o que seria o dobro do valor gasto com a coroação de Elizabeth II – 1,5 milhão de libras na época, o equivalente a 50 milhões atuais. O aumento das despesas se deve em grande parte aos gastos com o esquema de segurança.




115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page