Desfile marcou bicentenário da Independência em Joinville
- Redação
- 7 de set. de 2022
- 2 min de leitura

O 62º Batalhão de Infantaria abriu o desfile cívico-militar na avenida Beira-Rio
O bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado com o desfile Cívico-Militar em Joinville. A chuva deu uma trégua e o público prestigiou o evento, aplaudindo cada um dos pelotões que passaram pela avenida Beira-Rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen. Cerca de 12 mil pessoas assistiram ao desfile.
A primeira entidade a desfilar foi o 62º Batalhão de Infantaria. “Em todos os momentos que a Nação precisou, o Exército esteve integrado. Hoje, comemorar os 200 anos da Independência do Brasil para a gente é fundamental e ver esse público na rua realmente é muito bacana”, enfatizou o comandante do 62º BI tenente-coronel Cerávolo.
Na sequência, foi a vez da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários e SAMU encantarem o público com equipes, viaturas e equipamentos utilizados no dia a dia das corporações.
A Apae desfilou representando a Educação Especial. Na sequência, escolas das redes municipal, estadual e particular passaram pela avenida. Além das fanfarras que abrilhantaram o evento, as escolas apresentaram projetos que são desenvolvidos para integração com o meio ambiente, inclusão e aprendizagem.
Entre os espectadores atentos a cada um dos pelotões, estava o casal Oscarina e Adolfo de Souza. Moradores do bairro Guanabara há mais de 50 anos, eles se orgulham em dizer que sempre participam do desfile.
“Tá tudo muito bonito! Todo ano a gente vem e agora viemos os dois depois desse tempo sem desfile”, disse Oscarina.
O esposo dela, Adolfo, fez questão de enfatizar a relevância que a data representa para o país. “É muito importante essa data comemorativa de 200 anos da Independência do Brasil. E para nós enaltece cada vez mais a nossa vida e o sentimento de amor a pátria”.
Teve também quem acompanhou o desfile pela primeira vez. Moradora do bairro Aventureiro, Bruna Perbone Alves estava ansiosa para ver a filha de 9 anos desfilar.
“A minha filha vai desfilar pela Escola João Rocha e eu vim para ver ela. Hoje também é o aniversário dela”, conta Bruna, que aproveitou para falar sobre as apresentações. “Está maravilhoso e todos estão adorando”, elogia.

12 mil pessoas acompanharam o desfile
Comments