top of page

BMW vai aumentar produção de carros em Araquari


BMW já fez mais de 90 mil automóveis em Araquari


A BMW quer crescer no Brasil. A montadora alemã anunciou nesta semana que a sua fábrica em Araquari (SC) terá um aumento de 10% na produção em 2024. Assim, aproximadamente 11 mil unidades serão produzidas no país a partir do ano que vem. Em funcionamento desde 2014, a fábrica já produz os modelos Série 3, X1, X3 e X4.


“No BMW Group, a produção segue a demanda e acreditamos no mercado brasileiro. Temos uma estratégia de crescimento no país, que é conectada com os planos de aprimoramento da nossa atual liderança do mercado premium na região”, afirma Reiner Braun, presidente e CEO do BMW Group América Latina.


Além do aumento na produção, a BMW também vai expandir o seu quadro de funcionários em cerca de 5% na fábrica. Ao todo, mais de 50 trabalhadores serão contratados para diferentes funções na linha de produção de Araquari, que é uma das mais modernas da BMW no mundo. Ao longo de 9 anos, já foram produzidos mais de 90 mil veículos.


A planta abriga, junto com o escritório da empresa em São Paulo, o único Centro Global de Engenharia do BMW Group na América do Sul. Em uma área de 1,5 milhão de m², a fábrica abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, além de laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares.


Atualmente, cerca de 60% das vendas da BMW no Brasil são de modelos produzidos em Araquari. De acordo com a Fenabrave, a marca vendeu 13.360 unidades até novembro, resultado que a coloca como líder entre as montadoras premium no Brasil. Dentre os carros mais vendidos, o Série 3 acumula 3.984 emplacamentos em 2023. Já o X1 teve 3.543 unidades vendidas neste ano.


Em 2024, a montadora alemã pretende lançar ao menos 15 veículos. Dentre eles, já estão confirmadas as novas gerações do sedã Série 5 – e o elétrico i5, os SUVs cupê X2 e iX2 e os novos Mini Cooper e Countryman. Somente neste ano, foram mais de 10 diferentes modelos, como a nova geração do X1.





110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page