A BMW anunciou investimento de R$ 500 milhões em sua fábrica de Araquari, para os próximos três anos, dedicados à produção novos modelos, dois deles já revelados, o X3 e o X4, em todas as configurações movidas por motor a combustão interna. Este valor, revelado durante evento online na quinta-feira (18/11), soma-se ao R$ 1,3 bilhão investido na unidade desde 2014.
A confirmação de um terceiro modelo nacional foi feita por Alexander Wehr, presidente e CEO do BMW Group para América Latina. O executivo disse que será um produto inédito, ainda não apresentado pela companhia, e o tratou como a cereja do bolo para a operação brasileira. Mas informou que esse investimento ainda não trará modelos híbridos ou elétricos.
Com as novidades a expectativa é produzir e comercializar 10 mil unidades no ano que vem, capacidade que a fábrica já possui e que não será expandida. Atualmente são feitos em Araquari o sedã Série 3, os SUVs X1 e os atuais X3 e X4, com índice de nacionalização de 60%, patamar que deverá ser mantido. A data de início da produção em série das nova geração do X3 e X4 não foi confirmada pela montadora.
Parte do investimento também será usada para mudanças na fábrica e outro movimento importante: a equipe de engenharia brasileira participará, ainda mais, do desenvolvimento de softwares de digitalização, uma das grandes apostas da empresa. A engenharia nacional já entregou desenvolvimentos importantes que são usados em outros países, caso do Intelligent Personal Assistant, o BMW e MINI My App e a Digital Key, que permite abrir o veículo pelo smartphone.
Wehr também aproveitou o anúncio de investimento para lembrar o bom momento que a empresa vive no Brasil, liderando o segmento premium com mais de 30% de participação de mercado:
“O Brasil é, de longe, o mercado com o maior potencial da América Latina, pois tem uma economia diversificada, uma população jovem e aberta às novas tecnologias. Por isto confiamos muito no País e estamos promovendo essas inovações relevantes na planta de Araquari”.
Comments