top of page

Baleia encalhada sofre eutanásia em praia catarinense


foto: Karina Groch/Sulinfoco


Os técnicos que compõem o protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), realizaram a eutanásia (ato que induz à morte devido ao sofrimento) no filhote de baleia que encalhou no Balneário Esplanada, em Jaguaruna, no sul de Santa Catarina. O procedimento foi realizado na manhã de sexta-feira(7). Os técnicos agora fazem a necropsia do animal para tentar identificar a causa do encalhe, segundo a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis. Os resultados ainda não têm data para ficarem prontos.


O filhote encalhou próximo da faixa de areia da área central do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, na manhã da última quarta-feira, 5. Foram feitas algumas tentativas para levar o animal de volta ao mar, mas sem sucesso.


A baleia da espécie Jubarte, tinha aproximadamente 12 metros. Após os exames ela será enterrada próximo do local do encalhe.


O protocolo de encalhe de baleia é formado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental.

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page