top of page

Associação de celíacos e Ajorpeme na Câmara de Vereadores




A vice-presidente da Associação dos Celíacos (Acelbra) de Joinville, Heloísa Bade, e o presidente da Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme), Jonas Tilp, falaram na tribuna livre da sessão desta quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Joinville.


Maio é o Mês da Conscientização da Doença Celíaca (pessoas intolerantes ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo). Estima-se que 1% da população brasileira tenha a doença, que é genética e geralmente aparece na infância. O único “medicamento” disponível para o celíaco é manter uma dieta livre de glúten.


“O nosso objetivo é acolher os celíacos e seus familiares”, disse Heloísa, “porque é uma grande alteração nas nossas vidas”.


Ela falou ainda da dificuldade que o SUS tem para diagnosticar a doença – que inclui exames de sangue e no intestino – e dos altos preços dos alimentos para os intolerantes ao glúten.


Ajorpeme


Jonas Tilp, presidente da Ajorpeme, falou sobre os 38 anos da instituição, fundada em 1984. A Ajorpeme tem cerca de 2 mil associados, a maior parte do setor de serviços, e é a maior entidade de micro, médias e pequenas empresas da América do Sul. Além de Joinville, está presente em Araquari e São Francisco do Sul.


O presidente falou que a maioria dos associados são tributados pelo Simples Nacional, e que é preciso brigar por melhorias e benefícios para essas empresas.


“Nós acreditamos muito na consolidação da região metropolitana de Joinville. Temos que enxergar a região como uma região única”, afirmou Tilp. Ele também cobrou a recriação de uma secretaria municipal de Desenvolvimento em Joinville.


Relacionado


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page