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As propriedades e benefícios da aveia



A cada dia o consumo diário de aveia na dieta das pessoas é mais difundido. E não é para menos, porque a partir do momento que você conhece seus múltiplos benefícios, não poderá deixar de incluí-lo em vários pratos, principalmente em seus cafés da manhã e até como um lanche saudável entre as refeições. Descubra tudo o que você precisa saber sobre aveia!


Propriedades da aveia


A aveia é um dos cereais mais completos devido a todos os nutrientes e vitaminas que são tão favoráveis ​​ao nosso organismo. Este fato é o que o levou a se tornar um dos ingredientes essenciais em qualquer dieta saudável que se preze. Observe suas múltiplas propriedades:


Vitaminas e minerais


Entre todos os cereais, a aveia contém mais vitaminas e minerais, pois é rica em ferro, magnésio, selênio, cálcio, zinco, fósforo, vitamina E, vitamina B5 e vitamina B6.


Gorduras não saturadas


Em relação às gorduras deste alimento, é o cereal com maior percentual de gordura vegetal. 65% corresponde a ácidos graxos insaturados e 35% ao ácido linoleico. Para se ter uma ideia, se você comer 100 gramas de flocos de aveia, estará cobrindo um terço de suas necessidades diárias de ácidos graxos essenciais.


Carboidratos e fibras


O fato de incluí-la na primeira refeição do dia deve-se à sua grande contribuição energética através dos hidratos de carbono que contém, e graças a isso terá a energia necessária para passar o dia. Apesar de conter carboidratos, é errado pensar que a aveia engorda, muito pelo contrário! Porque seu alto teor de fibra solúvel em contato com a água aumenta de tamanho e produz uma sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite. Além disso, também favorece o trânsito intestinal.


Proteína


Se combinada com alimentos como leite ou leguminosas, complementa perfeitamente a qualidade da proteína que nosso corpo precisa, igualando-se à oferecida pela carne e ovos, vitais para o crescimento e reparação dos tecidos.


Aminoácidos essenciais


A aveia fornece seis dos oito aminoácidos que são considerados essenciais para o corpo e desenvolvimento infantil. Esses aminoácidos ajudam a estimular o fígado a produzir lecitina, favorecendo assim a purificação de compostos pesados ​​do organismo, eliminando o colesterol ruim.



Benefícios da aveia


Como você viu, a aveia está repleta de propriedades favoráveis ​​ao seu corpo. Existem várias maneiras de incluí-lo em suas receitas para obter refeições saudáveis ​​da maneira mais simples.


Rico em antioxidantes


A aveia possui polifenóis praticamente exclusivos deste cereal, conhecidos como avenantramidas. Graças a estes antioxidantes, poderá não só combater a oxidação celular, como também são responsáveis ​​pela regulação da pressão arterial, permitindo a dilatação dos vasos sanguíneos, conseguindo assim um efeito anti-inflamatório.


Ajude a controlar seu peso


A aveia não desencadeia o açúcar no sangue e isso pode ser de grande ajuda, pois evita altos e baixos, além de saciar. Desta forma, será mais fácil para você controlar sua ingestão de alimentos ao longo do dia e poderá reduzir seu peso da maneira mais saudável. Além disso, regula o trânsito intestinal, por isso, graças ao seu alto teor de fibras, seus problemas de constipação acabarão.


Regula os níveis de açúcar


Além de ser um alimento muito nutritivo e barato, também traz grandes benefícios à saúde, como cuidados com o coração e redução dos níveis de açúcar no sangue.


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