top of page

As calçadas de Joinville não são seguras para os cegos


foto: Carlos Brandão


Uma lei de 1989 assegura a acessibilidade aos deficientes visuais. A lei da acessibilidade zela pelos direitos e deveres dos portadores de deficiências, garantindo que todo cidadão tem o direito de ir e vir. As novas edificações em Joinville aos poucos vão se adequando a legislação. Mas há uma parte desse trabalho de inclusão que cabe a todos mostrar interesse. O piso tátil nas calçadas, talvez seja o item mais importante, porque envolve a segurança das pessoas. O legislação do Brasil permite a instalação do piso tátil no centro das calçadas ou próximo ao muro. A segunda opção foi adotada em Joinville, o que incomoda os cegos, as pessoas que de fato conhecem a utilização desse tipo de piso como ninguém.

Paulo Suldóvski, que é cego e trabalha na Ajidevi, a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais, explica que quanto mais próximo ao muro, maior é a exposição dos cegos aos obstáculos, sempre presentes nas calçadas.

" O nosso grande problema é a norma nacional, que permite a instalação do piso tátil ao lado do muro ou no centro da calçada e Joinville, apesar dos nossos pedidos, optou pela instalação junto ao muro". diz Suldóvski.

Outro problema que faz parte do dia a dia dos cegos são as calçadas irregulares ou obstruídas. Paulo Suldóvski explica as limitações da bengala, a ferramenta utilizada por quem tem deficiência visual para caminhar.

" A bengala protege até a altura do peito, então o cego pode ser atingido por um galho de uma árvore não podada, orelhões, uma lixeira fora do muro, um portão aberto para fora, buracos, material de construção espalhados pela calçada. O obstáculos são inúmeros e por isso a importância de o piso tátil estar no centro da calçada e quando não existe o piso que as calçadas sejam regulares".

Os cegos apelam ao poder público há muito tempo para que a norma do piso tátil junto ao muro seja modificada, mas por enquanto a ideia não avançou.

Além do cuidado na instalação do piso tátil é preciso que poder público e o cidadão entendam a importância de zelar pelas calçadas para que o caminho do cegos fique livre de obstáculos e que as pessoas respeitem o piso tátil, que serve como guia e oferece independência às pessoas cegas ou com baixa visão.


reprodução internet


160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page