Arquivo Histórico de Joinville oferecerá visitas guiadas no domingo
O Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) abre as portas neste fim de semana (23 e 24/7). Na programação de sábado, às 10h, ocorre mais uma edição do projeto Pesquisa em Evidência e também a abertura da exposição “Preservando memórias: uma experiência de digitalização”. E das 11h às 16h, o espaço estará disponível para pesquisadores e interessados que queiram fazer pesquisas no acervo do local.
Já no domingo, das 10h às 16h, é possível fazer uma visita guiada ao acervo. A atividade dura em torno de 40 minutos e é realizada com grupos de até 10 pessoas. De acordo com o coordenador do espaço, Dilney Cunha, a iniciativa foi realizada pela primeira vez em março, na comemoração do aniversário do Arquivo Histórico, e teve grande adesão da comunidade.
“A intenção é aproximar a comunidade do espaço, divulgar e valorizar o rico acervo documental do AHJ. Durante a visita contamos a história do local, falamos sobre o que fazemos e mostramos os ambientes. O ponto alto é a visita ao acervo, onde somente os servidores têm acesso nos outros dias. Ali apresentamos alguns documentos, como fotos, mapas, listas de imigrantes, jornais e também conversamos sobre a importância de preservá-los como patrimônio documental histórico da cidade”, descreve o gestor.
Na avenida Hermann August Lepper, o público poderá conferir uma série de atrações, entre elas uma feira com a venda de produtos coloniais e artesanais, apresentações culturais, brinquedos para as crianças se divertirem e ainda a doação de gatos. A programação é gratuita e para toda a família.
As atividades integram a programação do cinquentenário do Arquivo Histórico de Joinville, celebrado este ano e reforça o projeto de abrir o local para o público pelo menos um fim de semana por mês.
Confira a programação
– Sábado (23/7)
10h – Abertura da exposição “Preservando memórias: uma experiência de digitalização”
10h – Pesquisa em Evidência – 2022
Tema: “Recortes da cidade: uma experiência dialógica entre postais e redes sociais em Joinville/SC”
Tema: “Sociedade e conflitos em Joinville: trabalhos técnicos realizados no acervo do Fundo Poder Judiciário”
Pesquisa e visitação
Horário: 11h às 16h
– Domingo (24/7)
Visitas Guiadas
Horário: 10h às 16h
Feira na rua
Horário: 10h às 18h
Programação Cultural
Estúdio de Dança Paola Cristine
Horário: 10h
Centro de Dança Saltare
Horário: 11h
Gui Blues (música ao vivo)
Horário: 13h
Comments