top of page

Argentina escolhe Milei para presidente


Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno


Javier Milei, um economista de 53 anos, será o novo presidente da Argentina a partir de 10 de dezembro, depois de derrotar o candidato do governo Sergio Massa em um segundo turno que se esperava ser acirrado, mas que, no final, não deixou espaço para dúvidas.


A Argentina votou neste domingo no segundo turno para escolher seu próximo presidente, entre o ministro da Economia, o peronista Sergio Massa, e o liberal e direitista Javier Milei, em uma eleição presidencial que se previa ser muito mais disputada que os números demonstraram. O país vive uma grave crise econômica e um clima de extrema polarização.


Javier Milei, o vencedor, no entanto, tornou-se presidente eleito com uma diferença de mais de 10 pontos. Com uma taxa de inflação anual de 143% e uma taxa de pobreza que afeta 40% da população, a Argentina enfrenta sua pior conjuntura econômica das últimas duas décadas.


Dado que a campanha eleitoral se desenrolou entre sentimentos de raiva em relação à política tradicional representada por Massa e medo das propostas disruptivas de Milei, muitos viam a eleição de hoje como uma escolha entre a continuidade e o chamado "salto para o vazio". No entanto, a maioria não enxergou dessa forma.


Lula

Lula se manifestou minutos depois de confirmada a vitória do ultraliberal Javier Milei como presidente da Argentina. O presidente brasileiro – de quem o presidente-eleito da Argentina já prometeu não manter relações – retribuiu a gentileza de maneira diplomática: parabenizou o país e as instituições argentinas pelas eleições, porém sem citar o nome do novo presidente Argentino.


"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo." Escreveu Lula.



90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page