Tome Nota com Enio Alexandre
No ano que vem a Arena Joinville vai celebrar 20 anos de existência. Esse estádio que até hoje não foi batizado passou por situações curiosas. Quando estava prestes a ser liberado para o público, o JEC foi rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série B. Num anticlimax o local foi inaugurado em 25 de setembro de 2004, com a partida entre Joinville Masters 1 x 3 Seleção Brasileira de Masters. Sim um jogo envolvendo atletas veteranos foi o cartão de apresentação do estádio municipal.
Isso foi terrível para as pretensões políticas do então prefeito Marco Tebaldi e para a diretoria do Joinville, que tinha que lidar com o time em decadência.
Melhorias
A segunda etapa foi inaugurada em 2007, na partida amistosa em que o Joinville bateu o Athletico-PR, por 4 a 3.
O sonhado aumento da capacidade da Arena de 22 mil para 30 mil lugares e a total cobertura das arquibancadas ficaram no projeto. Mas no governo Udo Döhler, é preciso ser justo, foram instaladas cadeiras nas cores do JEC - algo bastante discutível, pois o estádio é público - mas esta é outra história.
Com estádio, mas sem time
Desde os tempos de Caxias e América a cidade de Joinville sempre foi protagonista no futebol catarinense. O JEC foi soberano por muitos anos e hoje convive com dívidas e longe das principais divisões do futebol do país. Além do Joinville, clube com uma das maiores torcidas de Santa Catarina, a Arena já teve como mandantes Caxias, Fluminense e Nação. Nenhum deles empolgou o torcedor. Até porque essas três equipes, neste período, não mostraram em campo e até fora dele, que tinham robustez no futebol profissional.
Homenagem
Ex-prefeito Marco Tebaldi
Enquanto aguardamos as melancias se acomodarem com o andar da carroça, como dizia o saudoso governador Luiz Henrique da Silveira, seria interessante colocar ordem na casa do futebol em Joinville. Denominar o estádio - sim, eu prefiro estádio, não gosto deste conceito de Arena - com o nome mais apropriado. Não há dúvida que a Arena deveria se chamar Marco Tebaldi, que nos deixou em 2019 com apenas 61 anos. Ainda que na política muita gente tenha diferenças irreconciliáveis com ele, é inegável que a Arena Joinville existe por sua iniciativa. Seria um fato novo no aniversário de 20 anos do estádio.
Foi uma ideia e uma articulacao para as quais dedicou muitos anos e muita vontade. Merecido!!!!
Pergunto-me se hoje teríamos um estádio desse porte caso não houvesse a intervenção do prefeito Tebaldi. É uma bela homenagem ao homem que fez muito pelo JEC.
Como joinvilense apoio totalmente a indicação de Marco Antonio Tebaldi para a Arena a Joinville. Excelente prefeito, competente deputado, que jamais deixou de trabalhar para que o Joinville Esporte Clube tivesse a Arena Joinville como sua casa. Torcendo para que o Tebaldi receba esta merecida homenagem. Simone Linzmeyer
Que belíssima homenagem!!!!!
Merecida homenagem! apoiado