top of page

Arena Sem Nome

Tome Nota com Enio Alexandre


No ano que vem a Arena Joinville vai celebrar 20 anos de existência. Esse estádio que até hoje não foi batizado passou por situações curiosas. Quando estava prestes a ser liberado para o público, o JEC foi rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série B. Num anticlimax o local foi inaugurado em 25 de setembro de 2004, com a partida entre Joinville Masters 1 x 3 Seleção Brasileira de Masters. Sim um jogo envolvendo atletas veteranos foi o cartão de apresentação do estádio municipal.

Isso foi terrível para as pretensões políticas do então prefeito Marco Tebaldi e para a diretoria do Joinville, que tinha que lidar com o time em decadência.


Melhorias


A segunda etapa foi inaugurada em 2007, na partida amistosa em que o Joinville bateu o Athletico-PR, por 4 a 3.

O sonhado aumento da capacidade da Arena de 22 mil para 30 mil lugares e a total cobertura das arquibancadas ficaram no projeto. Mas no governo Udo Döhler, é preciso ser justo, foram instaladas cadeiras nas cores do JEC - algo bastante discutível, pois o estádio é público - mas esta é outra história.


Com estádio, mas sem time


Desde os tempos de Caxias e América a cidade de Joinville sempre foi protagonista no futebol catarinense. O JEC foi soberano por muitos anos e hoje convive com dívidas e longe das principais divisões do futebol do país. Além do Joinville, clube com uma das maiores torcidas de Santa Catarina, a Arena já teve como mandantes Caxias, Fluminense e Nação. Nenhum deles empolgou o torcedor. Até porque essas três equipes, neste período, não mostraram em campo e até fora dele, que tinham robustez no futebol profissional.


Homenagem


Ex-prefeito Marco Tebaldi


Enquanto aguardamos as melancias se acomodarem com o andar da carroça, como dizia o saudoso governador Luiz Henrique da Silveira, seria interessante colocar ordem na casa do futebol em Joinville. Denominar o estádio - sim, eu prefiro estádio, não gosto deste conceito de Arena - com o nome mais apropriado. Não há dúvida que a Arena deveria se chamar Marco Tebaldi, que nos deixou em 2019 com apenas 61 anos. Ainda que na política muita gente tenha diferenças irreconciliáveis com ele, é inegável que a Arena Joinville existe por sua iniciativa. Seria um fato novo no aniversário de 20 anos do estádio.








427 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo

12 Comments


Cadu Linz
Cadu Linz
Jun 17, 2023

Foi uma ideia e uma articulacao para as quais dedicou muitos anos e muita vontade. Merecido!!!!


Like

Rafael Campestrini
Rafael Campestrini
Jun 16, 2023

Pergunto-me se hoje teríamos um estádio desse porte caso não houvesse a intervenção do prefeito Tebaldi. É uma bela homenagem ao homem que fez muito pelo JEC.

Like

Como joinvilense apoio totalmente a indicação de Marco Antonio Tebaldi para a Arena a Joinville. Excelente prefeito, competente deputado, que jamais deixou de trabalhar para que o Joinville Esporte Clube tivesse a Arena Joinville como sua casa. Torcendo para que o Tebaldi receba esta merecida homenagem. Simone Linzmeyer

Like

Que belíssima homenagem!!!!!

Like

Edgar Stringari
Edgar Stringari
Jun 15, 2023

Merecida homenagem! apoiado

Like
bottom of page