A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação atingiu mais da metade do público-alvo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No total, 2.267 crianças menores de 5 anos receberam o imunizante que previne a paralisia cerebral. Esse número representa 74,95% do público-alvo da campanha no município.
No cenário nacional, apenas 35% das crianças que devem receber o imunizante foram vacinadas até o momento. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite e a de multivacinação até o dia 30 de setembro.
De acordo com a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, Araquari foi o único município da região norte do estado a atingir o resultado durante a primeira fase da campanha. O bom número se deve a múltiplos fatores, como pesquisa por busca ativa em domicílios, com vacinação nas residências, ações nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados.
“Além disso, devemos esse resultado excepcional à colaboração das equipes em todas as unidades de saúde”, enfatiza a secretária.
O público-alvo da campanha, estabelecido pelo Ministério da Saúde, é de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para a Multivacinação. Já a campanha contra a poliomielite foi voltada para as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo com os bons índices alcançados, a campanha seguirá acontecendo até o dia 30 de setembro.
Locais de vacinação
Em Araquari, a vacinação ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30, nas seis salas de vacinação do município: UBSs Nicanor Corrente (Itinga), Geny Westrupp (Itinga), Joaquim Monteiro Cabral (Porto Grande), Maria de Fátima Silvano (Centro), João Antônio Ignácio (Rainha), Rosalina Modesta da Costa (Itapocu).
Komentáře