top of page

Araquari lança o projeto de Olho no Futuro


foto: P.M.A.


A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está fazendo uma capacitação com os interessados em assumir uma vaga de diretor nas escolas e centro educacionais infantis, do município. A ação faz parte do projeto “De Olho no Futuro" e prevê a implantação da escolha de gestão democrática criada pela SME.


O Plano Municipal de Educação (PME) prevê essa e outras 17 metas para serem executadas até 2025. “Temos grande orgulho de dizer que quando assumimos, começamos a colocar em prática as ações do PME e atingimos quase 100% das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de ensino. A escolha de gestão democrática, além de ser uma das metas era uma proposta do governo”, avalia o vice-prefeito, Gordo Jasper.


A escolha da gestão democrática para diretores de CEIS e escolas, prevê uma consulta pública, realizada no território escolar, para a escolha dos projetos pedagógicos que atendem às necessidades das crianças e a realidade de cada região. Após a escolha dos três melhores projetos pedagógicos, feita pela comunidade escolar, o prefeito do município, juntamente com técnicos da SME avaliam o melhor projeto para assumir a diretoria do CEI ou escola.


“É uma forma da comunidade participar, ativamente, das escolhas e da vida escolar das crianças. Não teremos mais indicações políticas assumindo funções de diretoria, e sim, um processo que vai eleger as propostas pedagógicas, mais próximas da realidade escolar, com profissionais mais preparados e qualificados para a função”, reitera o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira.


A fiscalização das pessoas responsáveis por aplicar o projeto pedagógico escolhido pela comunidade escolar e nomeadas pelo prefeito vai ser feita pelas Associações de Pais e Professores (APPs) e pela Secretaria Municipal de Educação. “A gestão atual está aberta para o processo democrático que já funciona muito bem em cidades próximas à Araquari”, enfatiza o vice-prefeito, Gordo Jasper.


Além dessas ações, com projeto “De Olho no Futuro”, iniciam as atividades dos controladores de acesso, nas escolas do município. Esses profissionais, foram escolhidos por uma empresa terceirizada, também, em um processo democrático que envolveu toda a comunidade escolar, Secretaria da Educação e Prefeitura.


“É importante ressaltar que somos um dos primeiros municípios, em Santa Catarina, a implantar os controladores de acesso na rede municipal de ensino. Isso, porque, esse era um projeto do governo e já havíamos feito o processo licitatório para a contratação desses profissionais, antes de acontecer a onda de violência que assolou nosso Estado”, informa Gordo.


Além destas ações e para atender, ainda melhor, a educação do município, a prefeitura adquiriu três novos ônibus e uma van escolares para fazer o transporte dos alunos da rede municipal.


O projeto “De olho no Futuro” ainda prevê outras ações planejadas pela Secretaria de Educação que devem ser implantadas ao longo desse ano letivo.




97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page