top of page

Araquari formaliza pedido de recursos para hospital


Hospital de Araquari atenderá municípios vizinhos e vai ajudar a desafogar a rede hospitalar de Joinville.


O novo hospital, ao entrar em atendimento, especialmente com procedimentos de baixa e média complexidade, trará conforto aos moradores de Araquari e cidades vizinhas. Além disso, deve desafogar os hospitais de Joinville que costumam receber pacientes da região. Na quinta-feira (14/10) o secretário da Saúde de Santa Catarina, André Mota Ribeiro recebeu a demanda do município. Acompanhado do prefeito Clenilton Pereira e outros representantes da prefeitura e Câmara de Vereadores, o secretário visitou as obras de construção das futuras instalações do hospital e, em seguida, o responsável pela pasta estadual concedeu uma entrevista coletiva no auditório da Prefeitura. Na ocasião, o Governo Municipal formalizou o pedido de convênio com o Governo do Estado, no valor de R$ 10 milhões.

Ribeiro recebeu a solicitação e destacou a importância de escutar representantes de municípios vizinhos para entender a vocação do novo hospital.

"A regionalização do atendimento à saúde é uma pauta importante. Ao conhecer as obras e o projeto desse hospital, daremos encaminhamento ao processo."


O vice Ludgero Jasper Jr, o prefeito Clenilton Pereira, o secretário André Mota Ribeiro e a secretária Tânia Eberhardt, durante a solenidade na prefeitura de Araquari.


Dentre os principais problemas apontados por parte da população está a distância entre Araquari e os hospitais de Joinville e São Francisco do Sul.

Este novo hospital aproximará a comunidade do Complexo de Saúde, que deve atender somente pelo SUS. O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, recepcionou o secretário estadual e apresentou o projeto do hospital, que prevê a construção de um Pronto Atendimento (UPA), um centro de diagnóstico, policlínica, 100 leitos de internação e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Esta é uma obra que irá impactar na rede pública de saúde de toda a região. Amenizando os impactos em hospitais de Joinville, por exemplo, que estão sobrecarregados. Além disso, essa obra deve oferecer ainda mais qualidade no atendimento oferecido em atendimento de urgência, emergência, consultas clínicas e exames médicos”, afirma o prefeito Clenilton Pereira.

As obras dos hospital iniciaram em outubro de 2019, por uma organização social, mas desde janeiro, a Prefeitura de Araquari assumiu a responsabilidade pela construção. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Tânia Eberhardt, o motivo é a possibilidade de receber verba pública para dar celeridade ao processo de construção. “A construção não será feita em etapas, já que a licitação contemplará todo o projeto. Neste momento, estamos trabalhando para atualizar o projeto, bem como os valores necessários para que a obra possa ser entregue à população."




149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page