top of page

Araquari: a cidade que mais cresce em SC



Prosperidade, progresso e crescente investimento marcam a história de Araquari. Em 2022, ocupou o 13ª lugar no ranking de municípios com maior PIB de Santa Catarina. Um outro indicador que revela a força araquariense é o ICMS: a cidade está em 12ª posição no ranking estadual do último ano. Araquari está passando por um processo de transformação no cenário econômico. Entre 2010 e 2019, a soma dos bens e serviços finais produzidos na região pulou de R$474 milhões para R$4,4 bilhões, o que representa um crescimento de 933%.


Araquari já teve sua atividade econômica marcada fortemente pela agricultura, especialmente pelas culturas de arroz, banana e maracujá. No entanto, o setor industrial ganhou protagonismo no município: em menos de dez anos, entre 2010 e 2018, cresceu mais de 1000%, segundo a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).


Além de mais de 39 mil habitantes e 5 mil empreendimentos locais, a cidade também abriga empresas multinacionais como BMW, Hyosung e a TVH. Por reunir marcas renomadas dos segmentos de metal mecânico, metalúrgico e agroindustrial, Araquari se tornou em um polo industrial. Um outro aspecto que potencializa a expansão de Araquari é a sua localização privilegiada: está próxima de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.


Os números que comprovam o crescimento econômico araquariense também refletem na criação de empregos e na qualidade de vida para a população local. Para um desenvolvimento saudável, a cidade também criando pilares sustentável para serem implantados até 2040. O objetivo é garantir um crescimento que transforme a vida e o futuro da comunidade. Uma das diretrizes propostas é a criação de políticas urbanas para que as atividades econômicas respeitem o uso e ocupação do solo e o meio ambiente, e também um sistema de transporte adequado para as necessidades da população.


Entre os meses de janeiro e maio de 2023, Araquari registrou a abertura de 273 empresas. Para atrair novos empreendedores, o município investiu na redução do tempo de espera para a obtenção de licenças, alvarás e outros documentos, por meio do acompanhamento de processos junto aos órgãos. Desta forma, os processos burocráticos costumam ser concluídos com agilidade e grande parte deles podem ser feitos on-line, pelo site da prefeitura.







139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page