top of page

Ambulâncias do Samu sem manutenção


foto: Polícia Militar Rodoviária


O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) determinou n segunda-feira (3), a instauração de uma notícia de fato após uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Joinville ficar sem freio e parar no canteiro de obras do elevado no Distrito Industrial da cidade. A decisão foi tomada como resposta ao incidente ocorrido no último sábado, 1º de julho. O MP-SC também oficiou a Secretaria de Saúde de Joinville e o Samu para que prestem esclarecimentos sobre o ocorrido no prazo de dez dias.


A ambulância do Samu saiu da pista e foi parar em um canteiro de obras do elevado do eixo Indutrial, por volta das 7h da manhã. O condutor do veículo informou à Polícia Militar Rodoviária (PMRv) que ele e o socorrista não ficaram feridos, e o acidente causou apenas danos materiais. De acordo com o relato do motorista, o incidente ocorreu devido a uma falha mecânica no sistema de freio. No entanto, as causas precisarão ser apuradas.


O vereador Cassiano Ucker, do partido União Brasil, protocolou um ofício junto ao MP-SC ainda no sábado, buscando apurar a situação. Segundo o vereador, a prefeitura não teria renovado o contrato de manutenção das ambulâncias, o que teria deixado os veículos parados no pátio. Na última quinta-feira (29), Ucker visitou a Central de Regulação do Samu e constatou que apenas uma das quatro ambulâncias básicas estava em operação. Agora, com o acidente, a cidade ficou sem unidades básicas de atendimento no sábado, contando apenas com as duas unidades avançadas (USAs). O vereador relatou que a coordenação do Samu informou que, em alguns casos, está recomendando que a população busque meios próprios de chegar aos hospitais.


A Prefeitura de Joinville informou que está apurando o caso. O MP-SC buscará esclarecimentos tanto da secretaria municipal de saúde quanto do Samu, a fim de esclarecer as circunstâncias do incidente e a situação das ambulâncias do serviço de urgência na cidade.






169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page