top of page

Alerta de chuva forte em SC


foto: Secom/Joinville


Entre a noite de terça-feira (11) e quinta-feira (13), Santa Catarina terá chuva intensa, persistente e volumosa, e isso se deve a uma área de baixa pressão atmosférica que posteriormente dá origem a um ciclone extratropical no mar e favorece a intensificação das chuvas.


A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um Aviso Meteorológico para essa condição meteorológica. O objetivo do Aviso é preparar os municípios e a população de cada região sobre o que está previsto no modelo meteorológico para que, caso necessário, consigam tomar medidas preventivas.


As chuvas se mantém persistentes ao longo da quarta-feira (12), variando com moderada a forte intensidade e com acumulados entre 50 e 70 mm entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul Litoral Sul, mas durante a noite as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do estado no decorrer da madrugada, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No Grande Oeste podem ocorrer chuvas intensas e os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm.


Até o momento, os pontos de maior atenção é no Litoral Sul e no Planalto Sul, para quinta-feira são esperados volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, acumulados que podem ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul até a manhã da quinta-feira,13.


Riscos Associados


Faixa amarela: risco moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo.


Faixa verde: risco baixo para ocorrências.




150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page