top of page

Alagamentos no Jarivatuba


foto: Gean Carlos Souza/PVD


Na última segunda-feira o Centro de Joinville amanheceu com alagamentos especialmente nos arredores do terminal de ônibus. Como grande parte da população trabalha na região central ou pelo menos passa pelo local para ir ao trabalho, a questão acaba ganhando grande visibilidade. Mas há inúmeros pontos de alagamentos em praticamente todos os bairros de Joinville que causam muita dor de cabeça para a população. Na zona sul da cidade existem dezenas de casos assim.

A comunidade das ruas José Vieira Castro e Schroeder, no bairro Jarivatuba, convive há décadas com os alagamentos. Basta uma chuva de verão mais forte e as vias ficam tomadas pelas águas. Não faltaram pedidos de ajuda por parte dos moradores à subprefeitura que atende o bairro. Representantes do poder público fazem visitas esporádicas, porém sem apresentar uma solução eficiente para o problema.

foto: Gean Carlos Souza/PVD


Dona Mery Melato vive no local desde adolescência e reclama que os moradores é que precisam ter criatividade e com medidas paliativas minimizar os prejuízos.

"A gente adaptou uma tábua de madeira de lei para barrar a água, senão vai encher todo o quintal da casa."

Dona Mery relata que os alagamentos provocaram grandes prejuízos financeiros em sua casa. Até mesmo um piso, recentemente instalado, teve que ser removido após uma enchente que invadiu o interior do imóvel.

Para o engenheiro civil Alisson Rafael Venturi, as soluções contra as enchentes passam também por uma revisão do papel dos moradores das cidades. “Deixando a água da chuva que cai nos telhados e quintais correr para a rua, transferimos o problema para o poder público, como fazemos com o lixo e o esgoto”

Para ele, os proprietários dos espaços públicos e privados, e não só os novos construtores, deveriam ajudar a reter as águas pluviais, instalando mais gramados ou reservatórios.


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page