top of page

Agulhas, seringas e outros materiais podem causar acidentes com garis


Descarte incorreto de perfurocortantes pode resultar em acidentes


O trabalho desenvolvido pelos garis nos serviços de coleta de resíduos é fundamental para qualquer município. Na área urbana ou rural, estes trabalhadores passam os dias dando importante contribuição para uma cidade limpa e ambientalmente responsável. Esta classe profissional, porém, tem enfrentado desafios no cumprimento de seu ofício, especialmente devido ao descarte incorreto de alguns materiais que provocam ferimentos e acidentes de trabalho.


O tema é sério e levou a Prefeitura Municipal de Guaramirim, por meio da Secretaria de Saúde, fazer um apelo à população: agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes demandam atenção e exigem descarte especial. Muitos munícipes fazem medição diária da diabetes e aplicação de insulina, por exemplo, e os objetos utilizados para isso não podem ser descartados no lixo comum. É preciso acondicionar os produtos em garrafas PET e levar até a Unidade de Saúde mais próxima. A equipe da Unidade fará o descarte correto, encaminhando para coleta específica desse tipo de resíduo. A medida vale também para o descarte de lâminas, vidros quebrados ou outros materiais pontiagudos, que possam ferir os garis no exercício de seu ofício.


“É um assunto muito sério, realmente. As pessoas que fazem uso de agulhas, seringas, e outros materiais cortantes devem fazer o descarte correto. É responsabilidade de cada um que se faça isso, então é importante que se coloque em garrafas PET e faça a devolução nas Unidades de Saúde, para que o município possa fazer o descarte correto, evitando acidentes desnecessários com aquelas pessoas que merecem todo o respeito, que fazem a coleta dos resíduos na nossa cidade”, afirmou o Secretário Marcelo Deretti.


A Gerente da Vigilância em Saúde, Ana Maria Rodrigues, afirma que a Secretaria tem enfrentado muitos problemas com relação a isso. “Temos recebido algumas reclamações de que os garis estão encontrando muitos materiais desse tipo no lixo comum e isso coloca em risco a vida de todos eles”, diz. Por isso, é importante que a comunidade entenda a importância do descarte adequado. Caso necessário, os pacientes podem ligar na Unidade de Saúde do seu bairro para saber mais informações e como proceder com o descarte desses itens.


Os acidentes de trabalho dos garis podem ser motivados por diversos fatores, entre eles os cortes e perfurações nas mãos, nos braços e nas pernas, com materiais descartados em sacos e embalagens frágeis, que rompem facilmente com objetos como vidros, lâminas, pedaços de ferro (muitas vezes enferrujados), além de agulhas, lancetas e seringas.


Sabendo da importância do manejo seguro dos resíduos, proporcionando segurança ao trabalhador que está realizando a tarefa de recolhimento, a Secretaria de Saúde deixa a mensagem: acondicionar corretamente os materiais não é apenas um ato de responsabilidade, é um ato de amor ao próximo.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page