top of page

A bandeira do Brasil Império foi hasteada em Campo Grande. STF determinou a retirada.

Atualizado: 7 de set. de 2021


foto: TJMS


A bandeira do Brasil Império foi hasteada na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (06/09). A ação foi determinada pelo presidente do órgão, desembargador Carlos Eduardo Contar.

Segundo nota do TJMS, a bandeira histórica foi hasteada temporariamente como uma homenagem ao aniversário de Independência do Brasil, que se celebra nesta terça-feira, dia 7 de setembro. Na sede do tribunal, a bandeira do Brasil Império ficaria hasteada até o dia 10 de setembro. A exibição, conforme nota do TJMS, faz alusão ao dia 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil, "como sinal de reconhecimento ao ideais libertários e de respeito à Constituição", disseram. Entretanto o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, , determinou a retirada da bandeira do Brasil Império da sede do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS). A decisão de Fux atendeu a um pedido de integrantes do conselho. As informações sobre a conduta do desembargador também serão enviadas à Corregedoria Nacional de Justiça, para a apuração de eventuais infrações disciplinares.

De acordo com a decisão, a bandeira não está entre os símbolos oficiais do Poder Judiciário brasileiro.



Hino da Independência


Assim como a Bandeira do Império, o Hino da Independência foi um dos símbolos nacionais no período monárquico. Ouça abaixo o Hino da Independência, que é conhecido também como o Hino do Império Brasileiro.






127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page