top of page

Ação de prevenção e diagnóstico de câncer de pele em São Francisco do Sul



Equipe especializada vai atender a população para orientação e diagnóstico precoce de câncer de pele numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul com o Hospital Erasto Gaertner (HEG).

O atendimento acontecerá nesta quinta-feira (17/03), na ESF Acaraí das 10h às 15 horas, na rua Dom Fernando Trejo y Sanabria, 1586.

O corpo técnico do HEG acompanhado da médica dermatologista do Premir fará avaliações no local. Em caso de lesões suspeitas, a orientação sobre encaminhamento para atendimento médico é feita na hora.

O acompanhamento de casos suspeitos de câncer de pele vai ser realizado no Premir - Policlínica de Referência Micro Regional.

O Hospital Erasto Gaertner é centro de excelência em diagnóstico, tratamento, prevenção, ensino e pesquisa na área da Oncologia.


Diagnóstico precoce


O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.


Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.


Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.


Fonte: Instituto Nacional do Câncer

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page