top of page

280 vagas na UFSC Joinville


foto: UFSC


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na sexta-feira (15/10), o edital para o Vestibular UFSC 2022. O vestibular será realizado de forma presencial nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, para o preenchimento de 4.521 vagas em 102 cursos de graduação oferecidos nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville).

No Campus de Joinville, serão disponibilizadas 280 vagas distribuídas nos seguintes cursos:

Ciência e Tecnologia (bacharelado), Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Naval

As inscrições começam nesta segunda-feira (18/10), e poderão ser realizadas até 19 de novembro. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site www.vestibular2022.ufsc.br e preencher o Requerimento de Inscrição. O valor da taxa de inscrição será de R$ 155,00 para todos os cursos. No dia 18 de outubro inicia também o período para solicitar isenção da taxa de inscrição.

Poderão participar do Vestibular candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente ou que venham a concluí-lo até a data de matrícula na UFSC. A exemplo de anos anteriores, também poderão participar os chamados “candidatos por experiência”, que não concorrerão à classificação.

Do total de vagas, 2.280 são reservadas à Política de Ações de Afirmativas (PAA) da UFSC. Em todos os cursos ofertados, 50% das vagas são destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. A PAA tem recorte de renda e percentuais reservados para Pretos, Pardos e Indígenas e pessoas com deficiência.


Provas


As provas do Vestibular UFSC 2022 serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. A cidade de realização das provas será indicada pelo candidato no Requerimento de Inscrição.

O concurso terá duas provas, sendo a Prova 1 realizada no dia 29 de janeiro, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

A Prova 2 está marcada para o dia 30 de janeiro, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

Em razão da pandemia de Covid-19, “será obrigatório o uso constante de máscara protetora que cubra o nariz e a boca durante todo o período em que o candidato esteja nas dependências dos locais de prova”, conforme os termos do edital. A Coperve ( Comissão Permanente do Vestibular) indica o uso de máscaras modelo N95 ou similar. Quem se recusar a usar a máscara não poderá realizar as provas. Será proibido o consumo de alimentos – os candidatos poderão levar apenas garrafa de água de material transparente – bem como a aglomeração de pessoas nas proximidades dos locais de prova.

Na sessão do Conselho Universitário que aprovou a realização de um vestibular presencial em 2022, a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, disse acreditar que a UFSC poderia oferecer um “processo seguro”. Ela informou que a Comissão estabeleceu uma série de protocolos que incluem, além da necessidade de usos de máscaras por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.


PRINCIPAIS DATAS:


18 de outubro de 2021 – Início das inscrições e prazo de pagamento e Início do período de solicitação de isenção

29 de outubro de 2021 – Fim do prazo de solicitação de isenção

8 de novembro de 2021 – Resultado das solicitações de isenção

19 de novembro de 2021 – Fim do período de inscrições

22 de novembro de 2021 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição

24 de novembro de 2021 – Confirmação de Inscrição Preliminar

14 de janeiro de 2022 – Confirmação de Inscrição Definitiva

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page