top of page

10 maneiras de economizar



Economizar dinheiro não é uma tarefa complicada, embora possa parecer para muitos. Na verdade, é um objetivo que você deve colocar na sua vida, pois vai permitir que você compre, no futuro, aquele carro que você sempre quis, sua casa ou apartamento próprio, aquela viagem dos sonhos, etc. Portanto, preste atenção a essas 10 melhores maneiras de economizar dinheiro.


Como começar a economizar dinheiro?


1. Faça um orçamento pessoal


Assim você conseguirá ter um melhor controle do seu dinheiro. Com um orçamento pessoal, você sabe quanto dinheiro está entrando, quanto precisa gastar e quanto pode economizar.


2. Defina um valor de poupança mensal


Geralmente é recomendado que seja pelo menos 10%, mas pode ser muito mais. Depois de preparar seu orçamento pessoal, você poderá determinar qual é o melhor valor para você.


3. Estabeleça metas


Uma das melhores formas de economizar dinheiro é guardar sem saber o que fará no futuro com esse dinheiro, isso pode te fazer perder a motivação. Portanto, planeje a economia a curto, médio e longo prazo. Depois de atingir cada uma das metas que você definiu para si mesmo, você será incentivado a continuar economizando e estabelecerá novos desafios.


4. Planeje suas compras antes de ir ao mercado


Dessa forma, você comprará apenas o que precisa em cada visita, para não desperdiçar dinheiro com despesas não planejadas.


5. Traga sua própria comida para o trabalho


Comprar comida em restaurantes, quando você trabalha ou estuda fora de casa, costuma ser caro, a longo prazo. Quer saber como economizar muito dinheiro? Se preparar a refeição em casa na noite anterior ou muito cedo. Além disso, você garantirá que sempre tenha uma alimentação saudável.



6. Defina valores para fins recreativos


Quando queremos usar o dinheiro para nos divertir, podemos ser tentados a gastar demais. Uma forma de evitar isso é definir, no orçamento pessoal, um valor para essa finalidade. Dessa forma, não vamos ultrapassá-lo em um mês.


7. Não use cartão de crédito


O cartão de crédito cobra juros altos, pelo mesmo motivo, é melhor você evitar o uso se pretende economizar. Evite a tentação de tomá-lo quando sair com amigos ou fazer compras, pois pode dar a sensação de que você tem mais dinheiro do que realmente tem. Esta dica é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro.


8. Pague suas dívidas em dia


Dessa forma, você evitará a cobrança de multas por atrasos nos pagamentos. Tenha isso em mente, especialmente quando se trata de cartões de crédito ou empréstimos, já que a taxa de juros costuma ser alta. Além disso, atrasar os pagamentos afetará seu histórico de crédito.


9. Prepare um fundo de emergência


Um fundo de emergência é um fundo separado de suas economias. Isso funcionará no caso de você ter que cobrir as despesas de uma emergência médica ou desemprego. Você pode começar, como no caso da poupança, fixando um valor mensal de 10% do seu salário. Idealmente, o fundo de emergência deve ter entre três a seis meses a soma de suas despesas normais.


10. Compare preços


Você também pode economizar fazendo compras e uma forma de fazer isso é comparando preços. Atualmente, isso é muito fácil de fazer, pois muitas vezes você nem precisa ir a uma loja para encontrar a melhor tarifa, mas apenas comparar entre as lojas online.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page