top of page

Mais câmeras para reforçar segurança em Joinville



A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) autorizou nesta quarta-feira (18), o início da instalação de 1.728 câmeras de monitoramento que integram o Programa Joinville Sempre Alerta.


Durante cerimônia realizada na sede da Seprot, representantes das Forças de Segurança e dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além dos Conselhos Municipais de Segurança acompanharam a entrega da Ordem de Serviço para que a empresa Khronos Segurança Privada inicie a instalação dos equipamentos, prevista para a próxima semana. O investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões.


Os postes terão aproximadamente seis metros de altura e entre duas e quatro câmeras serão instaladas em cada uma das estruturas. Ao todo, cerca de 470 pontos estratégicos da cidade receberão os equipamentos.


“Esse é um grande marco para a cidade de Joinville. Isso dá mais segurança para os joinvilenses e oferece imagens para as Forças de Segurança, não apenas a Guarda Municipal e Detrans, mas também para as polícias Militar e Civil e todos os órgãos de segurança que desejarem ter acesso a essas imagens para combater o crime”, explica o prefeito Adriano Silva.


As câmeras gravam em alta resolução e possuem tecnologia que melhora a qualidade das imagens capturadas durante a noite. O material gravado é armazenado por até 15 dias.


As áreas que serão monitoradas passaram por um estudo e por georreferenciamento. Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo os Centros de Educação Infantil e Escolas, receberão os equipamentos. Outras áreas monitoradas serão praças e parques, região central e proximidade da Rodoviária de Joinville.


“A instalação de um parque de câmeras de monitoramento está na primeira fase do programa Joinville Sempre Alerta. Estamos licitando a contratação de novas tecnologias que serão aliadas a esses equipamentos. Outro ponto muito importante é que o programa contempla não apenas a segurança pública, mas a Secretaria como um todo na tomada de decisões. Isso porque foram mapeadas áreas que historicamente têm influência de questões climáticas e precisam ser monitoradas pela Defesa Civil e pontos de gargalos no trânsito que recebem atenção especial do Departamento de Trânsito”, informa o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.


Novas viaturas e bafômetros


Os investimentos no Programa Joinville Sempre Alerta tiveram início em 2022, quando a Prefeitura de Joinville fez a nomeação de novos Guardas Municipais que haviam passado no concurso público, dobrando o efetivo. Nesta quarta-feira, ocorreu ainda a entrega oficial de mais dez veículos locados para a utilização da Guarda Municipal, aumentando a frota.


Durante a cerimônia, foi feita a entrega de três etilômetros, equipamentos popularmente conhecidos como bafômetros, para serem utilizados em fiscalizações dos Agentes de Trânsito e Guarda Municipal.




113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page