Águas de Joinville implanta sistema que melhora abastecimento na região central
A Companhia Águas de Joinville realiza a implementação do Distrito de Medição e Controle (DMC) localizado no bairro Bucarein.
O DMC é uma área delimitada e isolada dentro do sistema de abastecimento de água, onde a vazão é monitorada na entrada da área, o que garante agilidade na identificação e conserto de vazamentos.
A obra beneficia 15 mil moradores dos bairros Bucarein, Boa Vista e parte do Saguaçu. A região receberá, no total, 23 km de redes e ramais em polietileno de alta densidade, material mais flexível e mais resistente a rupturas em relação à tubulação convencional. Com investimento de R$ 6,8 milhões, a obra teve início em novembro de 2021 e tem conclusão prevista para março de 2023.
O trabalho é executado nas calçadas e a maior parte da obra será realizada pelo Método Não Destrutivo (MND), que consiste em implantar a rede sem a necessidade de escavações de todo o trecho onde será instalada a tubulação. O MND reduz significativamente o tempo de conclusão do serviço e evita transtornos com abertura de valas extensas, recomposição de pavimento e interrupções no trânsito.
Além de combater as perdas de água, outra vantagem da implementação de Distrito de Medição e Controle é que, quando for necessário realizar um reparo de vazamento, é possível interromper o abastecimento de água somente de uma parte do distrito, reduzindo a área e a população afetada enquanto o conserto não for concluído.
Em Joinville, 33% da cidade está setorizada. Entre os bairros que já possuem DMCs estão Costa e Silva, Glória, Rio Bonito, Pirabeiraba, Morro do Meio, Nova Brasília, Vila Cubatão, Jardim Sofia, Espinheiros, Comasa, Santa Catarina, Itinga, Parque Guarani e Paranaguamirim.
O DMC Bucarein faz parte de um pacote de intervenções previstas no Plano Diretor de Água da Companhia Águas de Joinville, que tem por objetivo setorizar e reforçar o sistema de abastecimento, substituir infraestruturas e reduzir perdas de água, garantindo o fornecimento contínuo à população.
Comments